HO’OPONOPONO: SAIBA TUDO SOBRE O PODEROSO MANTRA DE CURA INTERIOR
Ho’oponopono é um poderoso mantra de cura interior. Tem em seu centro o perdão e a libertação de memórias que geram sentimentos de dor e sofrimento.
A palavra “ho’o” , em havaiano, significa “causa” e “ponopono” significa “perfeição”. O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como: “corrigir um erro” ou “tornar certo”.
Esta técnica foi fundada por Sra Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona (19 de maio de 1913 – 11 de fevereiro de 1992), que ao estudar as tradições havaianas, acabou criando e atualizando as bases desses ensinamentos para os tempos modernos.
Neste post, você vai entender melhor o que significa esta palavra tão diferente e descobrir como ela é capaz de trazer mais leveza para a sua vida.
Os benefícios da meditação podem ser sentidos pelo corpo todo.
Para que serve o mantra Ho’oponopono?
Segundo o site Zenwellness, O principal objetivo do ho’oponopono é buscar a cura dos problemas interiores por meio do perdão. Não necessariamente o perdão dos outros, mas, principalmente, o de si mesmo.
Aplicar Ho’oponopono é eficaz para acalmar sua mente de um dia estressante.
Quais os benefícios da prática de Hoponopono?
Uma vez que se liberam as memórias dolorosas, a mente fica livre e o corpo, sadio. Os benefícios são as conseqüências disso. Segundo Vitat são:
* Conexão com a sua verdade, sua essência;
* Harmonização emocional;
* Maior clareza mental;
* Melhora nos relacionamentos;
* Autoconhecimento;
*Elevação do seu nível vibratório.
* Ter a vida em equilíbrio é um princípio da meditação Ho’oponopono.
Qual é o mantra do Ho’oponopono?
De acordo com o site Zenwellness, a versão tradicional do ho’oponopono é composta por quatro frases principais:
sinto muito;
me perdoe;
eu te amo;
sou grato.
Todas elas procuram guiar o praticante na passagem por essas quatro etapas sentimentais: arrependimento, perdão, amor e gratidão.
A simples repetição dessas palavras é capaz de ativar a liberação de bloqueios, lembranças negativas e traumas para que você assuma um controle mais tranquilo sobre o próprio corpo e a própria vida.
Em cada uma delas o praticante de Ho’oponopono pode vivenciar o seu arrependimento, perdão, amor e gratidão.
Segundo o Zenwellness ainda, “a simples repetição dessas palavras é capaz de ativar a liberação de bloqueios, lembranças negativas e traumas para que você assuma um controle mais tranquilo sobre o próprio corpo e a própria vida.”
É possível afirmar que o ho’oponopono é um processo de solução de problemas, que deve acontecer inteiramente dentro de você.
Usar placas com o mantra Ho’oponopono ajuda na prática da recitação.
Como praticar o Ho’oponopono
O site Hoponopono Center sugere que se tenha um local mais adequado, silencioso, com iluminação adequada, uma postura ereta e com uma música relaxante. Orienta também que se pratique de 10 a 30 minutos por dia.
Contudo, há controvérsias. O site Zenwellness afirma que , estando em qualquer lugar, basta dizer (mentalmente ou em voz alta): sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.
O melhor lugar para meditar é onde você estiver.
Quanto tempo leva para Ho’oponopono fazer efeito?
De acordo com Hoponopono Center , recomenda-se que as frases principais do Ho’oponopono sejam repetidas 108 vezes. Mas não é uma regra, você pode repeti-las quantas vezes for necessário.
O que Japamala tem a ver com o mantra Ho’oponopono?
A Japamala é o cordão com sementes usado para mantras como o Hoponopono.
De acordo com o site Japamala Orion,
“O japamala, conhecido também como mala budista, terço tibetano , colar ho’oponopono, é um cordão sagrado feito de contas (bolinhas) usado para ajudar o praticante da meditação a entrar no estado meditativo e por sua vez se concentrar. Ele é semelhante ao terço católico, mas o que muda é que ele possui 108 contas ou divisores de 108 (54, 36, 27).
No yoga e no hinduísmo possui em geral 108 contas e em algumas linhas do budismo possui ainda 3 marcadores, totalizando 111 contas. O nome japamala é masculino (“o” japamala), tem origem no sânscrito e é uma palavra composta: japa é o ato de sussurrar ou murmurar repetidamente mantras ou nomes de divindades e mala representa “cordão”.
Japamalas são as contas para meditacao de Ho’oponopono
Este cordão sagrado é um objeto antigo de devoção espiritual, conhecido como rosário de orações no Ocidente. É muito utilizado para ajudar nas orações e mentalizações como marcador. Temos então duas correntes: uma espiritual, “japa”, e outra material, “mala”. Assim, as energias espirituais invocadas “japa” energizam o “mala”. É como usar algo físico (o japamala) para buscar um caminho espiritual de acordo com aquilo que mentalizamos.
Ho’oponopono é uma prática religiosa?
O Ho’oponopono é uma técnica simples e eficiente no que diz respeito a relacionamentos, e não uma prática religiosa.
A proposta é assumir responsabilidade diante dos acontecimentos de nossa vida e repetir as frases: “Sinto muito. Me perdoe. Sinto Muito. Sou grato”.
É possível fazer o mantra Ho’oponopono por alguém?
Sim! É possível fazer aplicar a técnica para pessoas ou até mesmo para situações! Exemplo: Você está assistindo ao noticiário e viu algo desagradável, infeliz. Mentalize ou diga em voz alta o mantra: ” Sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato” quantas vezes você sentir necessidade, até acalmar o coração.
Faça o mesmo quando alguém precisar de ajuda emocional: mentalize a pessoa e recite o mantra.
Como fazer Ho’oponopono para atrair o que se deseja
Como falamos, Ho’oponopono é um mantra e pode ser feito para destravar várias áreas da vida como, por exemplo, a área financeira ou amorosa. Abaixo, um exemplo deste mantra para a prosperidade:
Ho’oponopono para atrair prosperidade
“Eu te amo, dinheiro, pela possibilidade que você me concede de oferecer uma vida digna e confortável àqueles que amo. Eu te amo, prosperidade, por permitir que eu evolua em meus caminhos pessoais e profissionais. Eu te amo, prosperidade, por me ajudar a sonhar e a concretizar todos os meus sonhos.”
Ho’oponopono para atrair o amor
A oração do Ho'oponopono é conhecida como uma prova de amor para si mesmo e para tudo o que nos cerca. Acredita-se que o mantra traga positividade à vida, o que eleva a vibração para todo o tipo de positividade, abrindo o caminho para o amor. Abaixo, você pode conferir a oração completa de Ho’oponopono:
“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um. Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão. Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez, durante o meu dia, as palavras-chave do ho’oponopono: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes.
Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que pede perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “minhas memórias, eu te amo. Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim”. Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo. Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Amada Mãe Terra, que é quem eu sou: se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão. Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha. Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que: eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você. Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim. Eu te amo por ser quem você é.”
Convidamos você a fazer uma linda experiência de Ho’oponopono com o vídeo da Camila Zen. Aproveite, feche seus olhos e acompanhe a oração.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Ho’oponopono, sua prática e benefícios, conheça os colares de Ho’oponopono!
Deixe seu comentário e sua avaliação