Conhecer o que é A Árvore da Vida e seu significado é algo amplamente pesquisado entre as diversas culturas ao longo dos anos. Trata-se de um símbolo sagrado, cujo significado passa pela fecundidade e imortalidade. Está associado à criação do universo, representando a ligação entre a terra e o céu.
Segundo a Wikipedia, os detalhes sobre esta árvore são muito escassos no texto bíblico. Refere-se apenas à sua localização central no Jardim do Éden e que o primeiro casal humano foi impedido de alcançar esta árvore após terem desobedecido ao mandamento divino. Foram assim expulsos desse jardim ou paraíso original.
Como forma de impedir que Adão e Eva e sua descendência voltassem a entrar no Jardim, e tomassem dos frutos da Árvore da Vida, Deus colocou criaturas sobre-humanas, designadas por querubins, que possuíam uma espada de fogo que se revolvia continuamente.
Segundo o relato bíblico, esta árvore já havia sido colocada no jardim antes da criação do primeiro homem, Adão. Portanto, quando ele desobedeceu, foi-lhe tirada a oportunidade de comer daquela árvore, impedindo-o a ele e à sua descendência de alcançar a vida eterna.
“O Senhor Deus fez brotar da terra toda a sorte de árvores de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.”
Gênesis 2,9
Era então, o fruto desta árvore o que garantia a Vida Eterna!
O Símbolo da Árvore da Vida
Para compreender o significado da árvore da vida é preciso analisar a sua estrutura: as folhas dessa árvore crescem em direção ao céu, indo para a luz. O tronco da árvore simboliza a terra, bem como suas raízes. O que nos diz que o Céu está ligado à Terra e a Terra ao Céu.
Portanto, o símbolo da Árvore da Vida tem um sentido místico e pode ser entendido como um lembrete de nossa jornada na terra, uma promessa de Eternidade em outro plano, um apelo ao equilíbrio e à busca pelo crescimento pessoal.
A Árvore da Vida nas diferentes culturas
Ao longo dos anos, povos tão diversos como os vikings, os antigos egípcios, os celtas, os nativos americanos, os místicos judeus e outros, todos contaram histórias de uma árvore da vida. Essencialmente, esta ajudou a explicar o plano divino de como as pessoas chegaram aqui e como deveriam se conduzir na Terra. Vamos conhecer um pouco do significado dessa Árvore em algumas culturas, segundo o site Uniguide.com:
-
Árvore da Vida Nórdica – A árvore era enorme e cresceu a partir do Poço de Urd, que era uma piscina sem fim que continha a sabedoria universal e outras poderosas forças cósmicas. Era tão importante que o bem-estar do mundo inteiro dependia do bem-estar da Árvore.
-
Árvore da Vida Celta – Para este povo, a Árvore da Vida simbolizava a conexão entre o mundo dos seres humanos com o dos deuses e espíritos. Assim, a Árvore da Vida também representou sabedoria e proteção.
-
Árvore da Vida Egípcia – para os egípcios, uma Árvore da Vida estaria à espera do Faraó, quando ele morresse para que ele comesse os frutos para se sustentar sob o domínio de Rá.
-
Árvore da Vida Persa – para os persas, a Árvore da Vida chamava Haoma e a resina dessa árvore garantia a imortalidade
-
Árvore da Vida Escandinava – segundo essa crença, sob a árvore da vida emanava uma fonte de conhecimento e sabedoria
-
Árvore da Vida Cabalística – é mais um símbolo ou diagrama do que uma árvore real. No entanto, é semelhante à Árvore da Vida em outras culturas, pois representa a conexão entre os seres humanos e Deus, anjos e corpos celestes. Também descreve um plano ou mapa que mostra às pessoas como podem obter sabedoria universal e se tornarem mais próximas da iluminação e de Deus.
-
Árvore da Vida Grega – Em um mito, a deusa da Terra (Gaia) planta uma macieira mágica no jardim de Hera como um presente de casamento quando ela se casa com Zeus. Como outras árvores do mundo, a macieira de Hera mantém partes do universo unidas. A princípio, Hera indica algumas ninfas para cuidar da árvore. No entanto, eles se mostram pouco confiáveis, roubando muitas das maçãs douradas da árvore. Então, Hera pega um dragão chamado Ladon para guardar a árvore. O que é especialmente atraente nesta história é a semelhança entre a macieira de Hera e a árvore do Jardim do Éden.
Deixe seu comentário e sua avaliação